Curso De Bonsai Passo a Passo

Em setembro de 2010, já lá vai algum tempo, amigos conhecedores das minhas afetividades nipónicas, ofereceram-me um bonsai. Acredite: colocar sua árvore do lado de fora, na parte da manhã (na luz solar direta) e depois – à tarde – curso como cuidar de bonsai, deixá-la em uma sombrinha garantirá que seu bonsai cresça forte e saudável. Somente plantas tropicais e subtropicais podem sobreviver no clima do interior de sua casa, onde as temperaturas são elevadas e estáveis ao longo do ano.

Ao aprender como cuidar un bonsai, independente dos tipos de bonsai, fazer com que uma arvore cresça dentro de um vaso um espaço tão limitado. Os pinheiros, ciprestes e juníperos são as plantas mais difundidas nesta arte. Quando as suas raízes crescem até ocupar a totalidade do vaso, quando a terra se vai desgastando ou quando notar que a água não penetra com a mesma facilidade, é momento de transferir a árvore para outro recipiente.

Assim irá estimular crescimento das raízes mais finas para uma boa nutrição da planta. Imagem 29 – Lembre-se que vaso pequeno onde bonsai é plantado exige uma atenção maior com as regas e adubação. Algumas técnicas dizem que tem que tirar todas as folhas fazer uma poda drástica porém já vi por experiência própria que não é obrigatório fazer isso,e você pode manter as folhas e manter porte na sua planta e acelerar processo.

Poda – Faça uma poda para melhorar a aeração da planta, e permitir que sol atinja as partes internas da mesma. Além do vaso e aspecto da árvore, há outros atributos importantes para melhorar a apresentação visual de uma árvore de bonsai. A apresentação final é um bonsai descaído”, abaixo do bordo do vaso, que lhe confere ar de uma árvore de montanha que suporta condições climatéricas adversas como a neve ou vento forte.

bonsai é uma palavra japonesa (bon=vaso + sai=árvore). Um bonsai já no vaso de cerâmica, com uma árvore com 3 anos, custa a partir de R$ 30. ideal para desenvolvimento do Bonsai é utilizar adubos foliares que, após a aplicação nas folhas, escorram para solo e possam ser absorvidos pelas raízes.