VEJA AS SINOPSES DOS FILMES DA MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA

 

Evento acontece no Cine Praia Grande, localizado no Centro de Criatividade Odylo Costa, Filho (Centro Histórico) até dia 18 de julho. Sessões às 13h30, 16h, 19h e 21h30. Filme de encerramento aborda a vida e a obra do poeta maranhense Ferreira Gullar

AS CORES DE AFFONSO BEATO, Brasil, 50 min, Livre, Documentário. De Betse de Paula e Jacques Cheuiche. Fotógrafo brasileiro radicado nos Estados Unidos, fundador da ABC conta como começou sua carreira como assistente de câmera de Ricardo Aronovich em Os fuzis de Ruy Guerra(1964). A virada que foi o trabalho com Glauber Rocha em O Dragão da Maldade contra o santo Guerreiro, (1969) Julio Bressane em Cara a cara (1967). A ida para os Estados Unidos onde faz parceria de 9 filmes com Jim McBride, entre eles: Acerto de Contas (1986) e A Fera do Rock (1989). Trabalhou com Carlos Diegues em Orfeu (1999) e Deus é brasileiro (2003), com Walter Salles em Àgua Negra (2005), Pedro Almodóvar em A Flor do Meu Segredo (1995) e Tudo Sobre Minha Mãe (1999). Afonso fala ainda do trabalho com a TV Globo e com Jayme Monjardim em o Tempo e o Vento (2012) e Maysa: Quando fala o coração (2009).

O PROJECIONISTA, Brasil, 16 min, 16 anos, Drama. De Marcos Ponts. Elenco: Mario Baldez, Raffaele Petrini.

Mostra Competitiva Longas

BARONESA, Brasil, 73 min, 16 anos, Documentário. De Juliana Antunes. Elenco: Andreia Pereira de Sousa, Leidiane Ferreira, Gabriela Souza. Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.

HISTÓRIAS QUE NOSSO CINEMA (NÃO) CONTAVA, Brasil, 79 min, 16 anos, Documentário. De Fernanda Pessoa. O documentário realiza uma releitura dos anos 1970 no Brasil através apenas de imagens e sons de filmes populares da época, muitos considerados “pornochanchadas”, o gênero mais visto e produzido no período.

NOCTURAMA, Alemanha – Bélgica – França, 130 min, 16 anos, Drama – Suspense. De Bertrand Bonello. Elenco: Adèle Haenel, Vincent Rottierz. Durante um dia em Paris, jovens de diversas tribos e etnias parecem realizar os mesmos movimentos nas ruas da capital e nas estações de metrô. Parecendo seguir um plano único, ainda que independentes uns dos outros, eles se encontram em uma loja de departamento – que está fechando suas portas após o dia. E então começa a noite.

A LEI DA SELVA, França, 100 min, 14 anos, Comédia. De Antonin Peretjatko. Elenco: Vimala Pons, Pascal Légitimus, Vincent Macaigne. Marc Châtaigne é um estagiário do Ministério da Norma, enviado a Guiana para o lançamento da primeira estação de esqui da Amazônia. Durante sua estadia no local, Marc fica perdido na selva com Tarzan, aprendiz no Instituto Nacional de Florestas.

PERICLE IL NERO, Itália, 100 min, 18 anos, Drama. De Stefano Mordini. Elenco: Riccardo Scamarcio, Anais Fois. Péricles (Riccardo Scamarcio) é um violento soldado contratado para fazer o trabalho sujo, um trabalho que se resume a “obedecer” e “intimidar”. No entanto, toda sua vida muda quando, no meio da realização de uma missão, conhece Missy, filha de outro poderoso chefe criminoso local.

Ciclo “Affonso Beato: A Fotografia no Cinema”

Todas as sessões serão seguidas por debate com o próprio Affonso Beato.

O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO, Brasil – França – Alemanha Ocidental, 95 min, 16 anos, Faroeste. De Glauber Rocha. Elenco: Mauricio do Valle, Odete Lara, Othon Bastos, Hugo Carvana. Misturando cordel e ópera, esta aventura apresenta o personagem Antônio das Mortes, que recebe a tarefa de eliminar um novo cangaceiro da região. No caminho, ele encontra diversos jagunços e coroneis e se vê cara a cara com o povo do sertão e com as dificuldades enfrentadas pelos sertanejos, eventos que farão Antonio adquirir uma nova perspectiva de vida.

TUDO SOBRE MINHA MÃE, Espanha, 100 min, 12 anos, Drama. De Pedro Almodóvar. Elenco: Cecilia Roth, Marisa Paredes, Penélope Cruz, Candela Peña. No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), um ingresso para a nova montagem da peça “Um bonde chamado desejo”, estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após o espetáculo, ao tentar pegar um autógrafo de Huma, Esteban é atropelado e morre. Manuela resolve então ir até o pai do menino, que vive em Barcelona, para dar a notícia. No caminho, ela encontra o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.

GHOST WORLD: APRENDENDO A VIVER, Eua, 115 min, 16 anos, Comédia. De Terry Zwigoff. Elenco: Scarlett Johansson, Thora Birch, Steve Buscemi, Brad Renfo.  Enid (Thora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson) são duas adolescentes recém-saídas do segundo grau que começam a enfrentar as incertezas da existência. Planejam um futuro, cheio de possibilidades, em que serão sempre amigas, mas logo percebem que a realidade da vida adulta é bem diferente do que imaginavam. Rebecca trabalha em um café, recebendo um salário baixo que ela espera que um dia vá ajudá-la a pagar o aluguel de um sonhado apartamento. Enid por sua vez frustra-se em seu curso de artes, no qual é esnobada por uma professora arrogante e por colegas pretensiosos. Mas é nesse ambiente que conhece Josh (Brad Renfro), um rapaz diferente que ela considera “a única pessoa decente no mundo”.

GREAT BALLS OF FIRE – A FERA DO ROCK, Eua, 115 min, 12 anos, Biografia – Musical – Comédia. De Jim McBride. Elenco: Dennis Quaid, Winona Ryder, Alec Baldwin.  A história do cantor, compositor e pianista, Jerry Lee Lewis, um dos músicos pioneiros do rock and roll na década de 50. Ele enfrentou diversos conflitos por conta de sua arrogância, seu incrível talento e seu estilo de vida inconvencional. Um homem polêmico que enfrentou diversos problemas com a indústria musical e foi, muitas vezes, condenado pelo público.

A FLOR DO MEU SEGREDO, Espanha, 105 min, 12 anos, Comédia Dramática. De Pedro Almodóvar. Elenco: Marisa Paredes, Imarol Dias, Rossy de Palma.  Leo Macias (Marisa Paredes) é uma romancista que escreve histórias de 2ª categoria e consegue certo sucesso, mas se esconde sobre o pseudônimo de Amanda Gris. Paralelamente ela se sente infeliz, pois Paco (Imanol Arias), seu marido, é um militar que está sempre no exterior. Quando seu casamento começa a entrar em crise, Leo se vê entrando em desespero, o que a leva para a bebida e a parar de escrever seus contos. Porém, algumas surpresas estão reservadas para ela.

RESISTINDO ÀS TENTAÇÕES, Eua, 120 min, Livre, Comédia Musical. De Jonathan Lynn. Elenco: Cuba Gooding Jr., Beyoncé Knowles.  Darren Hill (Cuba Gooding Jr.) é um produtor de hip hop que acaba de perder o emprego. Cheio de dívidas a pagar, sua salvação surge quando descobre que sua tia Sally (Ann Nesby) faleceu e lhe deixou uma herança milionária. Porém, para receber o dinheiro, há uma condição: Darren precisa se tornar o líder do coro da igreja e concorrer ao Prêmio Gospel.

Sessão Clássicos

O QUINTO ELEMENTO, França, 126 min, 12 anos, Ficção Científica – Ação. De Luc Besson. Elenco: Bruce Willis, Milla Jovovich, Gary Oldman, Ian Holm, Chris Tucker. No século XXIII, um motorista de taxi (Bruce Willis) de Nova York se envolve em uma aventura na qual tem de deter um ser demoníaco que percorre a galáxia a cada 5000 anos. Se nada for feito a Terra será destruída, mas para isto ele precisa encontrar 4 pedras antigas, que representam os elementos, e colocá-las em volta de uma bela mulher (Milla Jovovich), que é o quinto elemento.

THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW, Eua, 100 min, 18 anos, Comédia Musical. De Jim Sharman. Elenco: Tim Curry, Susan Sarandon, Barry Bostwick. Influenciado pelo matrimônio de um grande amigo, Brad Majors (Barry Bostwick) decide pedir sua noiva, Janet Weiss (Susan Sarandon), em casamento. Antes da cerimônia eles partem em uma viagem de carro, mas acabam se perdendo. Para piorar a situação, o carro quebra e está chovendo bastante. Eles vão até um castelo próximo em busca de ajuda e são recepcionados por Riff Raff (Richard O’Brien), o criado do dr. Frank N Furter (Tim Curry), dono do local. Brad e Janet estranham o visual e o comportamento de todos, sem imaginar que Frank N Furter dedica a vida à libido e o prazer. Seu novo plano é criar um homem musculoso, Rocky (Peter Hinwood), que possa atender aos seus anseios sexuais.

BLADE RUNNER: THE FINAL CUT, Eua, 120 min, 14 anos, Ficção Científica. De Ridley Scott. Elenco: Harrison Ford, Sean Young, Rutger Hauer, Daryl Hannah. No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los. Exibido na versão “Final Cut”, finalizada em 2007 pelo próprio Ridley Scott, reconheçendo-o como o corte definitivo do filme.

PERFECT BLUE, Japão, 85 min, 18 anos, Animação – Suspense – Terror. De Satoshi Kon. Elenco: Junko Iwao, Rica Matsumoto, Shinpachi Tsuji. Mima Kirigoe é uma cantora pop de uma banda CHAM!, mas decide se tornar uma atriz, tendo como primeiro projeto uma série de crime dramática. Muitos de seus fãs ficam chateados com sua decisão e uns deles, obcecado por Mima, começa a perseguí-la e a enviar mensagens a chamando de traidora. Decidida a ignorar tais fatos, ela se preocupa com sua personagem na série que sofrerá um sequestro em um dos episódios. Sem ter noção da possibilidade de ser afetada pela cena, Mima fica traumatizada e começa a não saber distinguir a realidade da ficção. Seu problema maior começa quando seus colegas de trabalho são assassinados e as provas apontam para ela mesma.

EU TE AMO, Brasil, 85 min, 18 anos, Drama. De Arnaldo Jabor. Elenco: Sonia Braga, Paulo César Pereio, Vera Fischer, Regina Casé, Tarcisio Meira. Industrial falido no milagre dos anos 70 conhece uma mulher e a convida para sua casa. Os dois iniciam um romance desesperador, ao mesmo tempo em que tem um medo brutal deste relacionamento, tentam livrar a si próprios da solidão.

Filme de Encerramento

UM MARANHENSE CHAMADO JOSÉ RIBAMAR – A ARTE EXISTE PORQUE A VIDA NÃO BASTA, Brasil, 60 min, 10 anos, Documentário. De Zelito Viana e Gabriela Gastal. Elenco: Marco Nanini, Paulinho da Viola, Adriana Calcanhotto. O documentário dos cineastas Zelito Viana e Gabriela Gastal é um grande tributo à contribuição de Ferreira Gullar ao mundo das artes. Textos célebres do escritor são dramatizados por Marco Nanini, em interpretações intensas e solitárias de alguns de seus versos mais conhecidos. Na voz do ator é possível conhecer um pouco da personalidade do homenageado, saber dos problemas enfrentados nos tempos de ditadura militar, os dramas da sua vida e seus questionamentos políticos e sociais. Seus poemas ainda ganham versões musicadas no violão de Paulinho da Viola e nas vozes de Adriana Calcanhotto e Laila Garin. O roteiro de Nelson Motta traz verdadeiras pérolas registradas em entrevistas com o protagonista desta película. Ferreira Gullar explica a relação com suas obras, a descoberta do apreço pela poesia e o início da vida no Maranhão sem fugir de polêmicas, marca tradicional de sua trajetória.

Foto: Ferreira Gullar / reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll To Top