FEIRA DO LIVRO DE SÃO LUÍS 2017 SERÁ NO CENTRO HISTÓRICO

O governo e a prefeitura chegaram a um acordo para a realização da Feira do Livro de São Luís (Felis) no Centro Histórico, utilizando áreas públicas e casas de cultura localizados no bairro Praia Grande e entorno.

A decisão já está tomada, sepultando a sugestão estapafúrdia defendida por um empresário do ramo livreiro, vindo de além-mar, que pretendia encastelar a feira em um shopping da cidade.

Realizar a Felis em um shopping iria distorcer totalmente o sentido do evento, já incorporado à ideia de ocupação dos espaços públicos de São Luís, gerando oportunidade para a difusão da produção editorial e o acesso livre e gratuito dos livreiros, moradores, estudantes e escritores em todos os dias do evento.

No shopping a feira estaria condenada ao fracasso, por vários motivos: preço do estacionamento elevado para quem visitaria os stands por várias horas, alimentação cara, deslocamento fora do circuito dos ônibus de maior fluxo, inibição da participação dos estudantes da periferia etc.

Tradicionalmente realizada na praça Maria Aragão e na Praia Grande, a Felis está incorporada à ideia de acesso da população aos bens culturais da cidade. Trocar estes ambientes por um shopping não é apenas uma proposta infeliz, é uma agressão aos moradores de São Luís.

Shopping é lugar para feiras temáticas, de áreas específicas, com público focado e dotado de padrão sócio-econômico adequado ao conceito de negócio e entretenimento que um centro de compras oferece.

Muita coisa precisa melhorar na Felis. Colocá-la no shopping seria a pá de cal em um evento de grande importância para a produção, distribuição e consumo da produção editorial não só do Maranhão, mas de autores nacionais e estrangeiros.

One thought on “FEIRA DO LIVRO DE SÃO LUÍS 2017 SERÁ NO CENTRO HISTÓRICO

  1. Finalmente o bem senso venceu. Fazer a feira em um shopping não era o ideal e não fazer a #Felis era pior ainda.
    Precisamos melhorar a cada ano a #Felis e não abandoná-lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll To Top